What I Learned After 1 Year of WeightLoss Journey






Estive a pensar bastante naquilo que havia de considerar importante quando completasse este ciclo e aqui ficam as minhas considerações. (foto tirada hoje pela manhã)

É verdade que antes de começar estamos "desesperadas" para perder peso e queremos a todo custo atingir o objetivo, seja por não sentirmos que estamos na nossa melhor forma ou por uma questão de conselhos médicos. Considerando a primeira hipótese como principal e menos dramática, somos na mesma tomados pelo stress e, no geral, procura-se o caminho mais rápido, que normalmente leva-nos a desistir quando as dificuldades surgirem. 
Por isso, antes de começar, tenha a certeza que vai conseguir chegar lá, principalmente, se procurar o melhor caminho para si - de forma individual - respeitando as suas próprias necessidades, avaliando o que está mal em você em termos hormonais, mentais e comportamentais primeiro, e só depois, com muita disciplina, conseguirá aproveitar toda a jornada até o topo da montanha tirando grande ensinamento disso, pois este caminho será completamente diferente e sem volta. Acredite!



Confesso que todo o percurso não é fácil, mas não se concentre nos aspectos negativos pois eles atrapalharão a sua evolução, entenda que eles existirão sempre e precisarão ser superados dia após dia.






O seu primeiro passo rumo ao seu objetivo será sempre mental e aquilo que disser ao seu corpo para fazer, ele fará. (foto acima, tirada hoje pela manhã)
Em termos físicos, entendi que deveria aprimorar as minhas capacidades físicas e aprendi a querer ser mais rápida do que era, fazendo mais repetições dentro do mesmo espaço de tempo, conquistando pequenas batalhas diárias. Assim, estabeleci pequenas mudanças para conquistar estas mini-vitórias pessoais de superação e em semanas consegui entender que era este o melhor caminho, porque sentia que conseguia ir mais longe.

Aprendi também a querer ser mais forte e mais focada no meu desempenho, ao invés de fazer tudo à toa só para emagrecer. Eu entendi que a perda de peso será sempre constante se não pensarmos tanto nela assim, pois existem outros aspectos mais interessantes e divertidos a considerar que você acabará por enxergar durante este percurso e aquilo que inicialmente era primordial, como emagrecer, passa a ser consequência de algo maior e mais significativo. 

Aprendi a prestar atenção às necessidades do meu corpo e respeitá-lo, antes da minha vontade de atingir o corpo de sonho, ou seja, o equilíbrio entre treino, alimentação e descanso físico-mental é a chave para a longevidade, saúde e paz de espírito. Pois é muito fácil ultrapassar os limites entre o é saudável e o que é obsessão, por isso o curto caminho não te ajudará a aprender as lições que você precisará para o resto da vida (caminho longo e duradouro).



Aprendi a treinar a minha mente a suportar o desconforto de alguns exercícios e essa força ensinou-me a melhorar a minha postura, leveza, flexibilidade e a mudar a minha composição corporal. Entendi também que, mais do que motivação, é preciso ter disciplina e ser consistente, transformando o exercitar-se num hábito idêntico ao escovar os dentes, por exemplo, pois serão estes que me farão permanecer firme quando a motivação falhar. E acredite, ela falha muitas vezes. 

Aprendi a discernir a fome, da vontade de comer. Percebi o quanto ser flexível e ponderada ajuda-me a manter o foco, e mesmo quando caio, já não tenho medo de levantar-me sozinha, porque entendi que esta será sempre a minha trajetória e não a dos outros, logo não dependa de ninguém para transformar o seu dia a dia em algo melhor, seja de que forma for.

Aprendi que ser mais forte, mais rápida, mais disciplinada, mais saudável, mais flexível e mais consistente está acima de qualquer perda de peso na balança ou de definição muscular. A aprendizagem ao longo deste percurso diz-me sempre como posso ser melhor do que o que eu era, sem nunca afastar-me daquilo que é mais importante para mim, que é viver uma vida longa, sem dores, sem doenças e sem medicamentos para sobreviver, pois o que eu quero é aproveitar a vida e ser feliz mesmo quando a velhice chegar.

Aprendi a aceitar os meus defeitos, ultrapassar os meus medos, contrariar o senso-comum e fazer o que é melhor para mim e acima de tudo entendi que é possível ser diferente e continuar a aprender mesmo quando achamos que já conquistamos o topo da montanha. 

Por isso, para nunca esquecer que este foi o 1º ano de muitos, deixo aqui a minha nota mental para que no futuro, possa voltar aqui e perceber o quanto tudo mudou em mim por fora, mas principalmente por dentro: Permaneça consistente, dê sempre o melhor de si e da próxima vez que fizer algo tente ir ainda mais longe do que conseguiu desta vez! E desafie-se constantemente, afinal você compete contra si mesmo!




P.S.: Algumas fotos foram tiradas hoje pela manhã e tinham pouca luz, por isso ficaram com pouca qualidade. Peço imensas desculpas, mas estava atrasada para ir trabalhar, então não me preocupei em fazer bonito, mas apenas em registar o meu resultado físico após 1 ano de treino e alimentação adequada. Prometo-vos um antes e depois ok? 

O livro da Carolina Patrocínio foi presente do marido e embora fale sobre exercício físico, é muito mais valiosa a postura mental da Carolina sobre viver constantemente uma vida saudável e ativa do que propriamente qualquer outra coisa. Estou a gostar imenso, principalmente porque gosto de entender o que se passa na cabeça de alguém tão focada, disciplinada e em forma como ela. Aprender com o exemplo de vida de alguém é a melhor forma de mudar de vida, afinal se esse alguém consegue, eu também consigo.

1 comentário:

Tulipa Negra disse...

Continua o excelente trabalho!

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015