My Anti-Aging Skincare Routine for Winter

Sei que muita gente pensa que quem tem pele oleosa tem a faca e o queijo na mão, não envelhece e só precisa "matificar" a pele que já está bom, doce engano pensar assim, porque já pensei e hoje luto contra as consequências deste pensamento errado com todas as minhas forças. Ahhh se luto!

Não quero falar de todos os tipos de pele, porque há sempre muito para dizer, mas posso falar da minha rotina e como é que é manter a minha pele em equilíbrio, que é mesmo disso que se trata.
Perceber as nossas necessidades nem sempre é assim tão fácil, seja porque olhamos para o que os outros fazem ou usam, seja porque funcionou com os outros e comigo também deve funcionar porque eu sou normal, ou até tenho as unhas, a pele e o cabelos parecidos com os outros. Mas, infelizmente não é tão simples, a rotina de alimentação, cuidados, o ambiente, a saúde e a parte hormonal  influenciam em tudo no equilíbrio do nosso organismo.

Exemplos práticos: Se você fizer um cronograma capilar e der todos os nutrientes que o seu cabelo precisa, perceberá que o excesso de oleosidade na raíz era na verdade uma consequência da falta de hidratação, seja bebendo água ou usando os produtos adequados. Este foi um dos pontos que avaliei no caso para o meu cabelo. Mas tudo dependerá se você fuma, se come bem, se os produtos que usa são adequados e com que frequência trata de si.

A pele não é diferente. É normal no inverno não sentirmos sede, não bebermos água como deveríamos beber, mas precisamos dar a volta a este tipo de hábito para que não sintamos desconforto derivado disso. Ou seja, pele desidratada, escamação, linhas, rugas derivadas desta secura, falta de elasticidade da pele, falta de brilho e etc.
Além destes cuidados, devemos ter atenção a limpeza de pele, hidratação e proteção, mesmo durante o inverno e a partilha de hoje é mais específica sobre hidratação, uma vez que, sentimos mais esta necessidade durante esta altura do ano.




Agora é hora de hidratar. Eu comecemos sempre pelo sérum. A escolha do mesmo passa pela necessidade da pele. Neste caso, como vamos hidratar e não usar ácidos, então optamos por um sérum bem hidratante com ácido hialurónico, que vai reter até 1000 vezes mais a quantidade de água nas células, é o botox natural que nós compensamos com o uso deste tipo de creme. O sérum que uso atualmente é da Filorga, o Pigment-Perfect, ideal para prevenir e tratar manchas e devido a sua textura quase líquida, penetra nos poros e leva os nutrientes para o interior da nossa pele. (É claro que podem e devem escolher algo específico para as vossas necessidades.)
Os séruns são uma mais valia no cuidado da nossa pele, pois não ficam apenas na superfície da pele, mas precisam ser combinados com os cremes que devem complementar o trabalho do sérum. Ou seja, sendo o sérum um produto que vem repor os nutrientes e a água da pele, deve ser combinado com o creme que vem acrescentar estes nutrientes, só que externamente e ainda cria uma barreira protetora na superficie da pele que faz com que o sérum "trabalhe" e ainda evita que a pele fique exposta.


O creme que tenho usado é o Hidra-Filler também da Filorga também com ácido hialurónico, que combinados preenchem as linhas e rugas, tornando a pele mais preenchida e consequentemente mais volumosa. O uso mínimo destes produtos é de 3 meses, para que se possa noticiar os resultados, mas em uma semana de uso, vejo a minha pele com uma textura mais alisada, mais volumosa naquelas linhas da testa, do sorriso e nos olhos. Nada de milagre, como seria impossível, mas sentia a pele baça, sem vida e a maquiagem já não ficava bonita devido as constantes escamações, como se já não se conseguisse recuperar tão rapidamente como antes. Agora com o uso destes dois produtos, noto esta incrível diferença.


Ambos podem ser usados de manhã e à noite, mas só pela manhã uso também um protetor solar 50+ da mesma gama Filorga, o UV-Defence, e o que me motivou a usar este produto foram as suas indicações, pois visa além de proteger a pele como é óbvio, cuidar da pele impedindo a formação de manchas castanhas devido a exposição e a fotosensibilidade, sendo especialmente indicado para quem sofre com este problema ou que tenha passado por procedimentos estéticos ou tratamentos do gênero.




Apenas à noite uso máscara de hidratação combinada com sérum em óleo noturno, para recuperar a pele cansada, sensibilizada pelo frio, ressecamento, calor excessivo em todo o rosto devido a mudanças de temperatura, mudanças hormonais e outros problemas que podemos verificar durante o dia.
Para estas situações uso sempre, gel de aloe vera natural, que guardo no frigorífico para acalmar mais rapidamente a pele, parar com a vermelhidão e desconforto deste calor no rosto e para promover uma rápida hidratação na pele. A máscara pode ser qualquer uma muito hidratante, a que uso é a Vitamin E da The Body Shop com umas 6 gotas de sérum em óleo, que pode ser: O óleo noturno Vitamin E ou o óleo de noite Detox da Caudalie ou o Vinosource da Caudalie ou ainda o óleo de Rosa Mosqueta, a escolha dependerá de como está a minha pele e do resultado que quero ver do dia seguinte, mas todos são incrivelmente hidratantes, curam durante o sono e deixam a pele super macia no dia seguinte.

O creme de mãos é importante e se tiver algo específico para as cutículas também sentirá necessidade de usar, pois perceberá a pele a volta das unhas muito mais secas e escamar. Neste caso uso dois produtos, um é o bálsamo Dr. Paw Paw, que é um multi-usos em termos de hidratação, pois pode ser usado nos lábios, nas cutículas, nos cotovelos e joelhos ou qualquer outra zona que fique cinzenta e muito ressecada. E para as mãos gosto imenso do creme de Karité da L'Occitane, pois além de hidratar sem deixar as mãos grudando, tem um cheiro maravilhoso.

Para algumas partes do meu corpo nas quais sinto coceira e que ficam mais irritadas, uso o Pruriced pomada da Uriage. É um creme super hidratante e calmante da pele, pois em segundo para a coceira e cria uma película na zona, impedindo que a pele fique desprotegida e volte a coçar. O único inconveniente é que este creme mancha a roupa ou melhor, deixa uma camada de gordura na roupa, o que pode ser inconveniente em alguns casos. De resto, é um creme perfeito e que uso há anos, não tem contra-indicações e pode ser usado em qualquer parte do corpo.

Atualmente são estes os meus cuidados de rosto e alguns de corpo, quanto aos olhos, depois tenciono falar especificamente dos cuidados para esta zona do corpo, no entanto, estes são os produtos que tem funcionado muito bem comigo, por sinal. O uso de ácido hialurónico passou a ser um fator extremamente importante, porque depois dos trinta, as necessidades da nossa pele mudam e existe a urgência em compensar isso e evitar o envelhecimento acelerado da pele, daí ter adquirido o bom hábito do uso do sérum e de produtos com ácido hialurónico na sua composição.
Se houver alguma questão em particular sobre eles ou sobre a minha rotina, o seu uso e informação que queiram saber que eu não mencionei, por favor, deixem um comentário que terei todo o gosto em responder.

Podem encontrar alguns dos produtos nas seguintes lojas:

Caudalie - pt.caudalie.com
Farmácia Marques - www.farmaciamarquesbraga.pt
L'Occitane - www.loccitane.pt
The Body Shop - não tem loja online, apenas física.
Celeiro Dieta - não sei se tem loja online, comprei na loja física.

Look Fantastic - para comprar o bálsamo Dr. Paw Paw

Com carinho,

Clênia Daniel.

Sem comentários:

Design, coding and theme by Ana Garcês.
BE.YOU.TIFUL © 2008-2015